A queda de cabelo no pós-parto é bastante comum, ela é conhecida por eflúvio telógeno pós-parto. Trata-se de uma inflamação aguda dos folículos capilares.

Os fatores principais que contribuem para a queda de cabelo nessa fase são, a queda súbita de alguns hormônios, entre eles a progesterona e o estrógeno. Esses hormônios podem levar a três meses para voltar aos níveis normais.

A segunda causa mais comum é a cesárea, mulheres com parto via cesárea sofrem com o estresse cirúrgico, a perda dos fios ocorre devido o procedimento em si e pelos medicamentos e anestesia usados.

Geralmente, a mulher percebe a queda dos fios lá pelo terceiro mês após o parto, a intensidade e a durabilidade do problema, pode variar de mulher para mulher. Entretanto, ainda existem outras causas como anemia, depressão pós-parto, alterações na tireoide e doenças autoimunes.

Por isso, é tão importante que assim que perceber que o cabelo começou a cair, a mulher evite se automedicar e procure um dermatologista para identificar a causa exata da queda dos fios.