A aplicação de botox é atualmente a queridinha entre mulheres e homens, que buscam melhorar a aparência do rosto deixando com um aspecto mais rejuvenescido e consequentemente aumentando a autoestima. Com toda essa procura é normal que surjam muitas dúvidas e boatos sobre o assunto. Pensando nisso listamos alguns mitos e verdades sobre o botox para te ajudar nessa escolha.

Botox e preenchimento são a mesma coisa.

Mito – Os dois procedimentos possuem a mesma finalidade que é o combate ao envelhecimento da pele, porém eles são diferentes em sua natureza e composição.

O Botox suaviza as rugas e as marcas de expressão por meio do relaxamento do músculo, já o preenchimento consiste na injeção de ácido hialurônico para preencher rugas e  sulcos.

A aplicação do botox não dói

Mito – Embora muitas pessoas possam duvidar a aplicação é praticamente indolor e feita com agulhas bem fininhas (tipo de insulina). Mesmo utilizando anestésico tópico no local, quando o botox é injetado causa um certo desconforto.

Pode ser utilizado para aumentar os lábios.

Mito – Outra confusão entre o botox e o preenchimento. O botox relaxa a musculatura e trata as rugas causadas pela ação dos músculos faciais, mas não tem o poder de preenchimento ou de aumentar o volume.

O Botox vicia

Mito – Não existem evidências científicas de que essa aplicação cause dependência ou vício.

O botox só é indicado para um tipo de ruga

Verdade – Existem 2 tipos de rugas: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas. As rugas dinâmicas surgem como resultado da contração muscular, que acontece em qualquer expressão facial. Já as rugas estáticas são marcas permanentes, que podem ser vistas mesmo com os músculos relaxados, sua origem é a perda de elasticidade da pele e os vincos que se formam pela repetição da contração muscular.

O botox nesse caso é indicado para a suavização das rugas dinâmicas.

O efeito do botox é permanente

Mito – O efeito nas mulheres dura em média de 4 a 6 meses, já nos homens temos uma média de até 4 meses, já que eles apresentam uma musculatura mais forte. Depois desse período será necessário fazer a reaplicação da toxina botulínica para manter os resultados.

O Botox deixa sem expressão

Mito – Mesmo paralisando o músculo, a toxina botulínica é aplicada somente no músculo onde há rugas. O relaxamento vai acontecer dependendo da dosagem aplicada e da vontade de cada paciente. Para garantir um resultado natural, é importante realizar o procedimento com um médico de confiança e devidamente habilitado para isso, afinal ele saberá respeitar a estrutura anatômica do conjunto muscular da face.